A cor certa para o seu negócio

Você já reparou que restaurantes normalmente usam cores quentes e que ambientes de saúde optam por cores mais frias? Acredite: não é à toa.  As cores trazem sensações para nossa mente e adequar a cor certa para o seu negócio pode ajudar a melhorar a produtividade.

Segundo Eneida Duarte Gaspar, em seu livro ‘Cromoterapia’, “para tornar o ambiente mais confortável possível, devem-se levar em conta, além do gosto pessoal, fatores como a qualidade da iluminação e o tipo de uso que será dado ao local”. Então, para locais de pouca iluminação natural, dê preferência para cores em tons claros. Já locais que dispõem de bastante luz, permitem o uso de cores mais escuras e intensas.

Recomenda-se não fazer ambientes monocromáticos pois, com o tempo, ele se torna cansativo e improdutivo. O ideal é escolher pelo menos duas cores que podem ser cores próximas ou complementares. A tabela a seguir refere-se às leis da física das cores por afinidade ou contraste.

A cromoterapeuta Maria Americano afirma que as cores causam efeitos diversos em nossa mente.  “O simples fato de olhar as cores causam sinapses em nosso cérebro trazendo sensações diferenciadas como bem estar, conforto ou energia”.

O ideal é que a escolha das cores seja de acordo com os estímulos que você queira imprimir no seu negócio. Por exemplo, para advogados é recomendado usar cores mais sóbrias que passam seriedade. Na área da saúde, cores como verde e azul remetem à cura. Uma academia de ginástica pode usar cores vibrantes e alegres que estimulam o movimento. Professores, ou quem trabalha na área da educação, pode usar cores que estimulem atenção e foco para entusiasmar a mente. Restaurantes usam cores quentes porque estas são confortáveis para uma boa digestão.

Sendo assim, escolha a seguir as melhores cores para o seu negócio:

BRANCO: traz luminosidade e é ideal para ambientes pequenos e com pouca luz. Responsável pelo pensamento lógico e competência comunicativa. Sugere pureza. Transmite calma e frescor. Combinado com outras cores proporciona harmonia.

PRETO: sugere mistério, curiosidade, superioridade, nobreza e distinção.

Cores Quentes

As cores quentes estimulam o organismo por meio do nosso sistema nervoso central e dão a sensação de fome. É por esse motivo que muitas redes de restaurantes usam o vermelho, amarelo e laranja. As cores quentes sempre são estimulantes.

AMARELO: passa mensagem de transparência nas negociações, atrai lucro. Combinada com outras cores transmite credibilidade.

LARANJA: traz necessidade de repetição da experiência prazerosa e tem efeito de mudança, expansão e dinamismo.

VERMELHO: estimula o prazer e o consumo de alimentos. Tem efeito de virilidade, emoção, dinamismo.

ROSA: comunica saciedade da fome e sede.  Causa efeito de feminilidade e rompimento de preconceitos. O rosa claro dá a ideia de inocência. O rosa pink traz desejo de iniciar ações individuais. Ideal para locais de lazer.

MARROM: sugere conservadorismo e é agradável para locais onde são feitas as refeições pois “aquecem o ambiente”.

Cores Frias

As cores frias no geral trazem efeito calmante e refrescante.

VERDE: a cor verde é ótima para ambientes internos. Traz segurança, produtividade, desenvolvimento, harmonia e inteligência. Transmite frescor e equilíbrio.

AZUL: o azul está ligado à produtividade e ao sucesso. Em tom escuro relaciona-se ao poder. Em tom claro traz sensação de higiene e frescor.

ROXO: está ligado ao planejamento de ações. Remete a mistério e causa efeito de calma e sensatez.

CINZA: coordena as emoções. É expressão de neutralidade.

Após escolhida a cor, veja no quadro a seguir uma sugestão de como usá-la de forma prática.

TABELA DE COMBINAÇÃO DE CORES NA DECORAÇÃO 

(por Eneida Duarte Gaspar, em seu livro ‘Cromoterapia’)

O ambiente de trabalho influencia a sua produtividade então, conhecer quais são as pequenas mudanças que você pode fazer para deixar o seu ambiente mais produtivo, fará toda a diferença!

 

Por Silvia Faro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Somos a

Favo

A Favo é uma empresa latinoamericana fundada em outubro de 2019 por Alejandro Ponce, no Peru. Com dois meses de operação em Lima, desembarcamos no Brasil sob o comando de Marina Proença pra sonhar ainda mais alto: vamos revolucionar a forma com que as pessoas fazem compras de supermercado, gerando renda pras famílias. 

A gente trabalha com quem sonha em empreender e tá sem grana pra investir. Acreditamos no poder das relações e que tudo pode ser mais justo quando nos unimos para gerar renda, economia e conveniência.

São muitos os que contam com a gente todos os dias, comprando ou vendendo nossos produtos. Conectamos pessoas e oportunidades, levando benefícios para os nossos parceiros e clientes, facilitando a compra online e simplificando a ida ao supermercado.

Sonhamos juntos e estamos todos do mesmo lado: quem compra, quem vende e quem faz essa relação acontecer.