Como começar o seu negócio

Ter ideias incríveis talvez não seja a parte mais difícil de empreender. Colocar o negócio para funcionar, sim, pode ser o grande desafio para quem está começando. Diversas habilidades e conhecimentos são necessários para gerenciar uma empresa.

Estão nessa lista a pesquisa de mercado, público e o planejamento detalhado de cada etapa. As estratégias de marketing também são importantes, assim como o fluxo de caixa. Ufa! Então, para ajudar quem quer começar, mas não sabe por onde, separamos algumas etapas para abrir um negócio com calma, planejamento e sucesso.

Etapa 1

Para iniciar, é necessário definir qual negócio deseja abrir. Na internet, existem diversas listas com ideias de negócios, além de tipos e ramos que podem ser considerados relevantes para você. Aqui é importante levar em consideração a sua área de formação, seus gostos pessoais, habilidades manuais e realidade social em que vive.

Etapa 2

Com isso decidido, o instinto empreendedor precisa fazer parte de você. Isso significa que não é apenas administrar o negócio, mas ser o líder que acredita na ideia e quer dar uma contribuição social real para o mundo.

Etapa 3

Chegou a hora de pensar na coleta de dados para fazer o negócio acontecer. Antes de começar qualquer atividade formal, saber se o empreendimento é viável está no topo da lista de prioridades. Essas informações vão ajudar na elaboração do plano de negócios.

Etapa 4

A pesquisa de mercado é a primeira coisa a ser feita para identificar qual o melhor local para abrir o empreendimento, quem são os concorrentes, quem serão os fornecedores e quais pessoas vão consumir o seu produto ou serviço. O Sebrae disponibiliza diversos estudos que podem auxiliar nas ideias de negócios em diferentes segmentos. É só acessar a plataforma online e consultar.

Etapa 5

A gestão financeira, por sua vez, engloba os procedimentos administrativos de planejamento, análise e controle das atividades ligadas a esse tema. Aqui é sempre importante ter em mente que o valor do patrimônio líquido precisa aumentar por meio da geração de lucro. Ou seja: essas informações gerenciais precisam estar organizadas para que as decisões sejam tomadas de forma calculada.

Etapa 6

O famoso e tão adorado marketing chega aqui como um conjunto de atividades que vão ajudar a conquistar clientes fiéis e impulsionar as vendas. Nesse tópico, estão reunidos fatores como identidade visual, precificação, distribuição, ponto de venda e canais de comunicação.

Etapa 7

Se o seu negócio precisa de um ponto físico, a localização entra como essencial para o sucesso da empresa. Esteja perto do seu público ou então no meio do seu fluxo habitual de deslocamento. Essa escolha deve ser feita levando em conta os fatores estabelecidos pelo marketing, como produto, preço e publicidade.

Etapa 8

Com esse planejamento em mente, chegou a hora de organizar as informações coletadas. Isso vai permitir construir um plano de negócio estratégico para se posicionar corretamente assim que estiver funcionando. Além disso, o plano vai ser ideal para obter crédito e conseguir auxílio financeiro para colocar a empresa para funcionar.

Etapa 9

Por fim, chegou a hora de colocar a mão na massa. Formalizar o empreendimento é o passo final do planejamento, e é nessa etapa que você faz o registro de marcas e patentes, e legaliza a empresa.

Ainda com dúvida sobre ser um empreendedor? Entenda melhor o que é e descubra se você é um empreendedor ou um empresário.

 

Por Silvia Faro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Somos a

Favo

A Favo é uma empresa latinoamericana fundada em outubro de 2019 por Alejandro Ponce, no Peru. Com dois meses de operação em Lima, desembarcamos no Brasil sob o comando de Marina Proença pra sonhar ainda mais alto: vamos revolucionar a forma com que as pessoas fazem compras de supermercado, gerando renda pras famílias. 

A gente trabalha com quem sonha em empreender e tá sem grana pra investir. Acreditamos no poder das relações e que tudo pode ser mais justo quando nos unimos para gerar renda, economia e conveniência.

São muitos os que contam com a gente todos os dias, comprando ou vendendo nossos produtos. Conectamos pessoas e oportunidades, levando benefícios para os nossos parceiros e clientes, facilitando a compra online e simplificando a ida ao supermercado.

Sonhamos juntos e estamos todos do mesmo lado: quem compra, quem vende e quem faz essa relação acontecer.