Como identificar onde estou perdendo tempo

Se você sempre acha que 24 horas é pouco para a quantidade de coisas que precisa realizar por dia, pode ser que esteja desperdiçando tempo onde não deve. Veja aqui as atitudes que podem estar roubando o seu precioso tempo.

  1. Fazer muitas coisas ao mesmo tempo tende a tirar sua atenção e foco. Uma coisa é aproveitar o tempo de uma atividade e encaixar outra. Por exemplo: sair para ir ao correio e aproveitar que a lavanderia é na mesma rua e buscar sua camisa e com isso já “economizar” uma saída de casa. Isso é otimização do tempo. Uma economia estratégica. Mas outra coisa bem diferente é, por exemplo, arrumar a cama, falar com o cliente ao telefone, fazer arroz e ajudar da lição de casa do filho TUDO AO MESMO TEMPO. No primeiro exemplo você usa seu tempo com inteligência. No segundo, você distrai seu tempo e provavelmente não consegue terminar nada satisfatoriamente. (Além de provavelmente, queimar o seu arroz!)
  2. Redes sociais. Pois é, perdemos um tempo danado com redes sociais. Normalmente a usamos sem objetivo, como recreação, distração ou curiosidade. Tente essas ações para não perder tempo com as redes sociais: 1) Estabeleça um horário para isso. Uma ou duas vezes ao dia e não a “todo momento que tiver uns minutinhos livres”. No início será difícil, mas depois você perceberá que não há necessidade de estar a todo momento conectada às redes sociais e que, quando entrar, terá um foco mais definido: ler as mensagens, responder, postar, etc. 2) Saia de grupos que não te interessam mais. 3) Selecione melhor as redes que você precisa entrar das que você quer apenas olhar. Podem haver momentos para ambas. Essas três atitudes irão te ajudar no seu propósito. Saiba usar os recursos digitais. Não seja usado por eles.
  3. Aviso sonoro do Whatsapp. Desligue. A curiosidade humana é muito grande e por mais que você esteja concentrada em uma tarefa, ao ouvir o apito do Whatsapp a tentação de “só olhar pra ver de quem é a mensagem” é imensa e te tirará do foco. Acredite, se for realmente importante e imprescindível falar com você naquele exato momento, a pessoa vai te ligar! Então, todas as outras mensagens podem esperar um pouco.
  4. Bagunça no ambiente. Ambiente de trabalho bagunçado deixa naturalmente seu interior bagunçado e confuso. Estabeleça uma rotina de, por exemplo, toda segunda feira, antes de começar a trabalhar, organizar e arrumar seu escritório e sua mesa.
  5. Não ter pausas criativas. Trabalhar horas a fio sem parar não é produtivo. Precisamos fazer pequenas pausas para dar um descanso à mente e ao corpo. Uns 15 minutinhos a cada duas horas de trabalho já ajudam. Mas é você quem vai decidir esse tempo. Pare, vá dar uma volta, regue as plantas, faça um alongamento. Precisa ser algo  que coloque seu corpo em movimento  e ao mesmo tempo areje a sua mente.  Muitas vezes, são nesses momentos que surgem aquelas ideias, aquela solução ao problema que você havia empacado! Diversifique  e intercale as suas tarefas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Somos a

Favo

A Favo é uma empresa latinoamericana fundada em outubro de 2019 por Alejandro Ponce, no Peru. Com dois meses de operação em Lima, desembarcamos no Brasil sob o comando de Marina Proença pra sonhar ainda mais alto: vamos revolucionar a forma com que as pessoas fazem compras de supermercado, gerando renda pras famílias. 

A gente trabalha com quem sonha em empreender e tá sem grana pra investir. Acreditamos no poder das relações e que tudo pode ser mais justo quando nos unimos para gerar renda, economia e conveniência.

São muitos os que contam com a gente todos os dias, comprando ou vendendo nossos produtos. Conectamos pessoas e oportunidades, levando benefícios para os nossos parceiros e clientes, facilitando a compra online e simplificando a ida ao supermercado.

Sonhamos juntos e estamos todos do mesmo lado: quem compra, quem vende e quem faz essa relação acontecer.