Empreendedor e Empresário: qual a diferença?

As palavras são parecidas, mas a verdade é que empreendedor e empresário não significam a mesma coisa. Esses dois profissionais têm atuações diferentes e competências distintas no ambiente corporativo. Nem todo empreendedor é um empresário, e nem todo empresário é um empreendedor. A confusão pode ocorrer porque muita gente desconhece quais são as características do perfil de um empreendedor e as de um empresário.

Alguns negócios falham porque os empresários não tiveram a capacidade de inovar, criar ou então desenvolver características que fariam a ideia ser empreendedora. Por outro lado, falta a alguns empreendedores algumas competências para consolidar e fazer a administração daquilo que criou.

Para esclarecer essa dúvida, vamos primeiro definir o que é um empreendedor. Ele é um profissional capaz de identificar oportunidades e criar soluções para problemas, investindo dinheiro, tempo e planejamento em algo que será positivo para a sociedade. Para identificar um empreendedor, é preciso observar algumas características. São elas: iniciativa, coragem, eficiência, persistência, liderança e planejamento.

O empresário, por sua vez, pode ter características do empreendedor, mas ele está sempre focado na perpetuação dos negócios e na continuidade para que haja sempre crescimento e aumento nos lucros. Alguns abrem, outras herdam ou compram empresas prontas. Por isso, gerenciar a equipe, aumentar as vendas e rotina financeira devem ser as especialidades dele.

Levando em conta que empresários e empreendedores são diferentes, porém complementares, o melhor dos mundos para qualquer negócio seria um profissional que fosse um empreendedor empresário ou vice-versa.

Vem saber mais sobre empreendedorismo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Somos a

Favo

A Favo é uma empresa latinoamericana fundada em outubro de 2019 por Alejandro Ponce, no Peru. Com dois meses de operação em Lima, desembarcamos no Brasil sob o comando de Marina Proença pra sonhar ainda mais alto: vamos revolucionar a forma com que as pessoas fazem compras de supermercado, gerando renda pras famílias. 

A gente trabalha com quem sonha em empreender e tá sem grana pra investir. Acreditamos no poder das relações e que tudo pode ser mais justo quando nos unimos para gerar renda, economia e conveniência.

São muitos os que contam com a gente todos os dias, comprando ou vendendo nossos produtos. Conectamos pessoas e oportunidades, levando benefícios para os nossos parceiros e clientes, facilitando a compra online e simplificando a ida ao supermercado.

Sonhamos juntos e estamos todos do mesmo lado: quem compra, quem vende e quem faz essa relação acontecer.