Empreendedorismo Feminino e sua importância para o mundo

Mulheres que empreendem têm a oportunidade de melhorar a condição feminina de trabalho e criar empresas mais justas e menos machistas

Muito se tem ouvido sobre o Empreendedorismo Feminino e seu poder de transformar o mercado de trabalho. Isso porque, apesar das mulheres terem avançado bastante nos direitos trabalhistas, o sucesso profissional de um negócio está, ainda, muito ligado ao poder masculino. No entanto, sabemos que não existe qualquer barreira de gênero para o sucesso de um negócio.

Portanto, o Empreendedorismo Feminino engloba todas as mulheres donas de pequenos, médios e grandes negócios.  A mulher que tem uma loja de bolos no seu bairro, é uma empreendedora, assim como a fundadora da Favo, Marina Proença, também é.

Mulheres donas de seus próprios negócios é um sonho concretizado ao longo de décadas e que hoje é realidade no Brasil e no mundo. Protagonistas de suas próprias histórias, elas comandam seus negócios e, consequentemente, estimulam o debate sobre a busca pela igualdade de gênero e salarial dentro do mundo corporativo, incentivando outras mulheres a alcançarem cargos de liderança em empresas. Essa presença feminina nos negócios é de extrema importância, pois não beneficia apenas aquela que empreende, mas também garante novas visões de mercado, geram oportunidades para outras mulheres e inspiram cada vez mais mulheres a serem independentes financeiramente.

Em 2019, Segundo o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), as mulheres representavam a taxa de 46,2% no mercado de trabalho. Menos da metade, o que já é preocupante. E em 2020, essa taxa foi reduzida para 39,7%.

O impacto da pandemia

Apesar de muitos negócios terem fechado com a pandemia da COVID-19, o cenário de desemprego, suspensão de atividades básicas como escolas e creches e episódios lockdown, foi no empreendedorismo que muitas mulheres colocaram ideias em prática e começaram seus próprios negócios. Desde o início da pandemia, o número de empreendedoras mulheres aumentou em 40%, segundo a Exame.

O cenário brasileiro

O empreendedorismo feminino é extremamente presente no nosso país. Uma matéria publicada pela Exame mostrou que, segundo dados do Sebrae e da Pesquisa Global Entrepreneurship Monitor 2020 (GEM), o Brasil é o sétimo país com o maior número de mulheres empreendedoras no mundo. Dos 52 milhões de empreendedores que existem no país, 30 milhões são mulheres. Ou seja, mais da metade (57,6%).

As mulheres na Favo

E aqui na Favo, não é diferente. Elas tomam conta dos números. De todos os nossos empreendedores, 75% são mulheres. Elas são inspiração diariamente, porque mulheres que empreendem lutam pelos seus sonhos, dão uma vida melhor para a família e inspiram outras mulheres a serem independentes financeiramente.

Você se identificou com o empreendedorismo feminino, mas está sem dinheiro para começar? Eu tenho uma boa notícia: a Favo é o lugar onde você é dona do seu próprio negócio sem precisar de nenhum real. Clique aqui e faça o seu cadastro agora mesmo.

2 respostas

  1. É uma ong,? Quero empreender tambem.
    A kulher gracas s muita luta as.mulheres estao deixando
    de ser so a dona da casa,agora sao a mais a dona do proprio nariz,maravilhoso mulher independente, nso precisa ser chamafa so de dona de casa,entre aspas,: submissa

    1. Oi, tudo bem?

      Nós somos um mercado online! Se quiser saber mais sobre a gente, visite o nosso site. Estamos disponíveis nas redes sociais também. Instagram: @favo_brasil 😍

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Somos a

Favo

A Favo é uma empresa latinoamericana fundada em outubro de 2019 por Alejandro Ponce, no Peru. Com dois meses de operação em Lima, desembarcamos no Brasil sob o comando de Marina Proença pra sonhar ainda mais alto: vamos revolucionar a forma com que as pessoas fazem compras de supermercado, gerando renda pras famílias. 

A gente trabalha com quem sonha em empreender e tá sem grana pra investir. Acreditamos no poder das relações e que tudo pode ser mais justo quando nos unimos para gerar renda, economia e conveniência.

São muitos os que contam com a gente todos os dias, comprando ou vendendo nossos produtos. Conectamos pessoas e oportunidades, levando benefícios para os nossos parceiros e clientes, facilitando a compra online e simplificando a ida ao supermercado.

Sonhamos juntos e estamos todos do mesmo lado: quem compra, quem vende e quem faz essa relação acontecer.