O que é empreendedorismo?

Empreendedorismo é começar um novo negócio independente do tamanho, fazê-lo crescer e gerar lucros. Apesar de ser uma palavra recente no dicionário brasileiro, é uma atividade antiga para muitas pessoas que apostam em suas ideias e delas geram renda, empregos e promovem mudanças na economia local.

Criar soluções para problemas e oportunidades identificadas e investir recursos nessa solução, é empreender. Para que isso aconteça, é preciso sair da zona de conforto e colocar novas ideias em prática, transformando crises em oportunidades, ou então mudando o que já existe.

Isso significa que o nascimento ou desenvolvimento de um empreendedor vai impactar a todos que estiverem à sua volta, mudando as suas vidas, movimentando o mercado e também as futuras gerações. Foi o irlandês Richard Cantillon quem se apropriou da palavra francesa “entrepeneur” pela primeira vez, em 1725. Ela significa “empreendedor” e o economista a utilizou para designar “indivíduo que assumia riscos”. Em português, a definição de empreendedorismo é a capacidade de projetar novos negócios ou de idealizar transformações inovadoras ou arriscar em companhias e empresas.

Inúmeras atividades registradas ao longo da história já apontavam para o desenvolvimento humano em relação ao empreendedorismo, como os esforços dos homens primitivos pela sobrevivência e a construção das pirâmides pelos egípcios. No entanto, foi a partir do século XV que as grandes concentrações econômicas impulsionaram a revolução das tecnologias para a realização de diversas atividades.

A história do empreendedorismo é muito mais antiga do que a palavra em si. O Século 16, por exemplo, merece destaque por ser uma época em que os europeus desbravaram o mundo com as famosas Grandes Navegações. Por isso, portugueses, ingleses, holandeses e espanhóis são fortes representantes desse período e responsáveis por expandir suas missões pelo mundo. O mercantilismo, assim, é a semente do que conhecemos hoje em termos de empreendedorismo.

O Brasil vê o empreendedorismo nascer pelas mãos dos portugueses, que atentos ao potencial do nosso território, iniciaram empreendimentos a partir do Século 17. Alguns empreendedores se destacaram mais, como é o caso de Evangelista de Sousa, o Barão de Mauá, responsável pela fabricação de caldeiras de máquinas a vapor, engenhos de açúcar, guindastes, prensas, armas e tubos para encanamentos de água.

Uma pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) afirma que a Taxa de Empreendedorismo Total no Brasil registrada em 2018 é de 38%. Ao todo, são 52 milhões de brasileiros dedicados ao próprio negócio.

De acordo com a mesma pesquisa, o empreendedorismo cresceu no país porque os brasileiros têm muito interesse em administrar a própria empresa além, é claro, das oportunidades que surgiram no mercado. Os programas governamentais de incentivo também são apontados como benefícios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Somos a

Favo

A Favo é uma empresa latinoamericana fundada em outubro de 2019 por Alejandro Ponce, no Peru. Com dois meses de operação em Lima, desembarcamos no Brasil sob o comando de Marina Proença pra sonhar ainda mais alto: vamos revolucionar a forma com que as pessoas fazem compras de supermercado, gerando renda pras famílias. 

A gente trabalha com quem sonha em empreender e tá sem grana pra investir. Acreditamos no poder das relações e que tudo pode ser mais justo quando nos unimos para gerar renda, economia e conveniência.

São muitos os que contam com a gente todos os dias, comprando ou vendendo nossos produtos. Conectamos pessoas e oportunidades, levando benefícios para os nossos parceiros e clientes, facilitando a compra online e simplificando a ida ao supermercado.

Sonhamos juntos e estamos todos do mesmo lado: quem compra, quem vende e quem faz essa relação acontecer.