O que pode dar errado usando o PIX?

O PIX é um novo sistema de pagamentos que acumula muitas vantagens, mas será que tudo são flores o tempo todo? Ainda há muita resistência do público em usar o PIX. Entenda aqui o que pode dar errado.

  1. Paguei errado, e agora?Percebeu que escreveu a chave erroneamente e que o pagamento corre o risco de ir para um destino que não é o que você queria? Se você não tiver confirmado o pagamento ainda, poderá voltar e reescrever a informação do recebedor da forma correta e finalizar a transação do PIX. Porém… se só perceber o erro depois de confirmar o pagamento e o valor for para uma conta que não era a que você queria…não há como estornar o dinheiro. O aplicativo não permite isso.  João Escribano – Head de engenharia de software da a55 e membro de grupos de segurança da ABCD, ABFintechs e Febraban ressalta que nenhuma transação é feita antes de validar os dados da chave. Sendo assim, antes de confirmar o envio, a instituição é obrigada a exibir a chave digitada, a instituição financeira que administra essa chave e também o nome da pessoa/empresa dona da chave”. Cheque bem todos esses dados que você não terá problemas.

     

  2. Cadastre no lugar certoO PIX deve ser cadastrado no app do banco onde você tem conta. Cuidado com mensagens pedindo para você cadastrar chave de PIX em determinado site, aplicativo ou rede social. Não passe seus dados completos por e-mail, mensagem ou telefone. Cadastrar o PIX é uma ação que parte de você quando entra no aplicativo do seu banco. Entender como usar o PIX corretamente é muito importante para evitar cair em golpes e fraudes.
  3. Cuidado com dívidasTalvez você tenha o recurso “cheque especial” ativado na sua conta. Se esse for o caso, você pode entrar nele usando o PIX. Verifique sempre o saldo da sua conta antes de fazer qualquer transação. Normalmente, o saldo aparece na tela do seu app de banco. Verifique também se não há nenhum débito previsto para os próximos dias antes de realizar qualquer transferência bancária, seja ela PIX, DOC ou TED.

Na mesma proporção que são divulgadas as vantagens, também são difundidas algumas Fake News sobre o PIX. Fique atento e verifique sempre as informações antes de divulgá-las. 

Quer saber as vantagens de usar o PIX? Clique aqui.

 

Por Silvia Faro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Somos a

Favo

A Favo é uma empresa latinoamericana fundada em outubro de 2019 por Alejandro Ponce, no Peru. Com dois meses de operação em Lima, desembarcamos no Brasil sob o comando de Marina Proença pra sonhar ainda mais alto: vamos revolucionar a forma com que as pessoas fazem compras de supermercado, gerando renda pras famílias. 

A gente trabalha com quem sonha em empreender e tá sem grana pra investir. Acreditamos no poder das relações e que tudo pode ser mais justo quando nos unimos para gerar renda, economia e conveniência.

São muitos os que contam com a gente todos os dias, comprando ou vendendo nossos produtos. Conectamos pessoas e oportunidades, levando benefícios para os nossos parceiros e clientes, facilitando a compra online e simplificando a ida ao supermercado.

Sonhamos juntos e estamos todos do mesmo lado: quem compra, quem vende e quem faz essa relação acontecer.