Escrever é dar um comando para a sua mente. Quando escrevemos estimulamos a visão, a fala e a audição pois internamente também “lemos na mente” aquelas palavras escritas. Ter tudo isso organizado em nossa cabeça ajudará nosso cérebro a funcionar, por isso é tão importante fazer uma lista de tarefas. Mas onde?
Algumas pessoas já sabem como funcionam melhor. Já sabem se são mais visuais, ou auditivas. Sabem o que devem fazer para não esquecer seus compromissos. Se farão uma lista na agenda ou colocarão o celular para despertar. Mas talvez esse não seja o seu caso e você precise testar. Seguem algumas sugestões.
- Planejadores em Papel: escreva uma lista e deixe-a sempre em um local que fique à vista: sua agenda, um caderno específico para isso ou um bloco de notas na sua geladeira. Existem materiais de papelaria específicos para esse planejamento, sabia? Os famosos Planners. Essa palavra em inglês significa: “planejadores”. Os planners servem tanto para o planejamento profissional quanto para o pessoal e podem vir em formato de caderno, agenda, bloco de notas e também em versão digital. Nos planners já constam alguns itens e informações a serem preenchidas.
- Lousa ou Mural: a boa e antiga lousa pode funcionar muito bem. Está na moda inclusive pintar uma parede inteira (do escritório ou da cozinha) com tinta lousa e usar o giz escolar para fazer as suas anotações. Tem um mural em casa? De cortiça ou metal? Aproveite para anexar sua listinha de tarefas lá.
- Apps: para os mais tecnológicos, existem aplicativos que podem te ajudar a planejar suas tarefas, muitos deles, gratuitos.
Para quem está começando a tentar se organizar, estas são ótimas ferramentas. Com o tempo, você mesmo saberá escolher o que melhor funciona na prática para o seu estilo de vida.
Por Silvia Faro