Pequenas mudanças para deixar o ambiente mais produtivo

Saber como o ambiente influencia a sua produtividade é algo muito útil não só para empresas grandes como para os pequenos negócios, afinal a produtividade da sua equipe pode estar sendo afetada pelo local de trabalho.

A arquiteta Drika Palermo sugere 5 mudanças simples que podem amenizar o stress e deixar o ambiente de trabalho mais produtivo. As dicas a seguir servem para escritórios mas também para quem trabalha em casa.

1 – Conecte-se com a natureza! 

Nós fazemos parte da natureza. Quando estamos fechados em um ambiente, nosso cérebro fica em alerta porque nosso sistema primitivo não reconhece o lugar como seguro. Por isso, é importante uma janela com vista para um jardim ou, se não for possível, tenha plantas em seu local de trabalho.

2 – Faça-se a luz!

Ambientes escuros ou sem janelas deixam as pessoas mais estressadas mentalmente. Ter contato com a luz natural evita que as pessoas percam a noção das horas. Mudar seu local de trabalho pode atenuar aquela sensação de cansaço no fim do dia. Experimente arrastar sua mesa de trabalho para perto de uma janela.

3 – Mexa-se!

Pequenas pausas para colocar o corpo em movimento são importantes. Alguns locais de trabalho contam com academias, mas essa, infelizmente, não é a realidade da maioria dos escritórios. Então faça por sua conta. Se onde você trabalha há escadas, prefira usá-las no lugar de pegar o elevador para subir ou descer poucos andares, por exemplo. E mesmo se trabalhar em casa, é possível se exercitar. Considere parar por alguns minutos para se mexer um pouco: um alongamento de 20 minutos já ajuda seu corpo a despertar e se manter mais ativo. Lembre-se: corpo são, mente sã!

4 – Menos imagens!

Evite superestimulação visual: quanto mais estímulos o cérebro recebe no ambiente, menos ele se concentra no trabalho! Portanto evite: muitas cores, logos e letreiros. Livre-se do acúmulo de quadros, objetos e móveis que podem deixar uma sensação de impaciência. Passar muito tempo em um espaço assim gera cansaço, estresse, ansiedade e sensação de pouco resultado.

5 – A cor certa

A cromoterapia é uma terapia que estuda o efeito das cores na mente das pessoas. Usá-las de acordo com a intenção desejada pode ser uma grande aliada no seu propósito. As cores podem, portanto, ajudar ou atrapalhar o seu objetivo no ambiente de trabalho. Veja aqui qual pode ser a cor certa para o seu negócio.

 

Por Silvia Faro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Somos a

Favo

A Favo é uma empresa latinoamericana fundada em outubro de 2019 por Alejandro Ponce, no Peru. Com dois meses de operação em Lima, desembarcamos no Brasil sob o comando de Marina Proença pra sonhar ainda mais alto: vamos revolucionar a forma com que as pessoas fazem compras de supermercado, gerando renda pras famílias. 

A gente trabalha com quem sonha em empreender e tá sem grana pra investir. Acreditamos no poder das relações e que tudo pode ser mais justo quando nos unimos para gerar renda, economia e conveniência.

São muitos os que contam com a gente todos os dias, comprando ou vendendo nossos produtos. Conectamos pessoas e oportunidades, levando benefícios para os nossos parceiros e clientes, facilitando a compra online e simplificando a ida ao supermercado.

Sonhamos juntos e estamos todos do mesmo lado: quem compra, quem vende e quem faz essa relação acontecer.