Qual o perfil de um empreendedor?

Muita gente que decide abrir o próprio negócio e gerar renda de forma independente, pode se questionar: eu sou um empreendedor? O empreendedor não é apenas um administrador de negócios, mas é um líder que acredita em sua ideia e vai trabalhar de forma otimista para que ela seja colocada em prática e tenha sucesso. O desejo pelo protagonismo deve estar evidente em suas tomadas de decisão e na vontade de dar uma contribuição social real para o mundo.

O desejo de realização é uma das características mais importantes em um empreendedor. Está nesse fator a paixão pelo que fazem e a busca contínua pelo desenvolvimento e aprimoramento de habilidades. Alguns motivos podem levá-lo a isso, como a participação da família, a vivência com amigos, a formação escolar, o trabalho, os relacionamentos com a sociedade de uma forma geral. Tudo isso vai contribuir para que a semente seja plantada e, então, desenvolvida.

De acordo com o Sebrae, três conjuntos de características são utilizadas como base para identificar os empreendedores de sucesso. O primeiro é o conjunto de realização: buscar oportunidades, correr riscos calculados, exigir eficiência e qualidade, persistir e se comprometer. O segundo se chama conjunto de planejamento: buscar informações, estabelecer metas, planejar e monitorar. Já o terceiro é definido como conjunto de poder: redes de contato, persuasão, independência e autoconfiança.

Ter essas características em seu perfil pode ajudar (e muito) nas chances de ser bem sucedido ao empreender. No entanto, elas podem ser desenvolvidas ao longo da vida, aliadas à técnicas de desenvolvimento pessoal e práticas voltadas a esse objetivo.

A persistência e resiliência são duas palavras que não podem faltar no vocabulário de um empreendedor. Ele precisa estar motivado, convicto e entusiasmado para passar pelos obstáculos até que algo realmente dê certo. Afinal, persistir apesar dos desafios é indispensável para o sucesso.

Outro ponto importante é ter autoconfiança, pois é fundamental valorizar os talentos e defender as ideias. A coragem, sem dúvidas, é a mola propulsora para uma ideia bem-sucedida. E, não menos importante, o otimismo pode ajudar a garantir o melhor e acreditar que tudo vai dar certo no final. Isso inclui enxergar os riscos e ter o pé no chão.

E por falar nisso, um empreendedor precisa sempre se antecipar aos fatos e mudar os planos e rotas para diminuir os riscos e obstáculos. Desafios sempre irão existir, é claro, mas ser focado é fundamental para progredir em contextos não tão favoráveis, como é o caso de uma crise.

E se empreender é arriscado, os possíveis riscos precisam ser identificados, mapeados e calculados para que as consequências tenham o menor impacto possível, e não superem os ganhos positivos da empresa. Isso significa sair na frente e reduzir os problemas.

A satisfação do cliente está sempre em primeiro lugar para um empreendedor. Ele trabalha focado na qualidade e exige que sua equipe esteja sempre em sintonia com o fazer mais e melhor. Consequentemente, o comprometimento está ligado a assumir responsabilidades e atuar em conjunto com todos para que os resultados apareçam e sejam sempre superados.

Ainda está com dúvidas sobre o que é empreendedorismo? Clique aqui e venha saber mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Somos a

Favo

A Favo é uma empresa latinoamericana fundada em outubro de 2019 por Alejandro Ponce, no Peru. Com dois meses de operação em Lima, desembarcamos no Brasil sob o comando de Marina Proença pra sonhar ainda mais alto: vamos revolucionar a forma com que as pessoas fazem compras de supermercado, gerando renda pras famílias. 

A gente trabalha com quem sonha em empreender e tá sem grana pra investir. Acreditamos no poder das relações e que tudo pode ser mais justo quando nos unimos para gerar renda, economia e conveniência.

São muitos os que contam com a gente todos os dias, comprando ou vendendo nossos produtos. Conectamos pessoas e oportunidades, levando benefícios para os nossos parceiros e clientes, facilitando a compra online e simplificando a ida ao supermercado.

Sonhamos juntos e estamos todos do mesmo lado: quem compra, quem vende e quem faz essa relação acontecer.