Tudo o que você precisa saber sobre empresa MEI

MEI é a sigla usada para empresas de Micro Empreendedores Individuais. Entrou em vigor a partir de 2009, instituído pela lei 128/2008.  Seu propósito foi o de tirar da ilegalidade muitos profissionais formalizando o seu trabalho. A criação do MEI possibilitou que muitos trabalhadores informais não fossem mais considerados pelo estado como “desempregados” e gerou a eles os benefícios e auxílios de um empregado formal.

Se você trabalha como autônomo ou tem um pequeno negócio, abrir uma empresa tipo MEI pode ser interessante em vários aspectos.

Mas atenção, se você já tem uma empresa ela não pode ser convertida em MEI. E também não é possível abrir uma segunda empresa como MEI. Quem é MEI é só MEI. Só tem uma empresa. Não pode estar em nenhuma outra empresa, nem como sócio. Se você já tem uma empresa e se quiser ser MEI, terá de encerrar a sua empresa primeiro para depois abrir a empresa MEI.

Como abrir a empresa MEI?

A seguir o passo a passo para abrir sua empresa MEI. Atenção: cuidado com as pegadinhas! Existem muitos sites com URL parecidas e que cobram taxas indevidas para se tornar MEI.

  1. Entre no site do Empreendedor. O site oficial do governo é esse: https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br 
  2. Clique em Empreendedor 
  3. Clique em Quero Ser MEI: nessa página você encontrará vários links para se informar e tirar as suas dúvidas.
  4. Para se cadastrar como MEI siga esses passos:
    – Clique ou pressione o botão Formalize-se
    – Insira o CPF e senha da sua conta Brasil Cidadão (Caso você ainda não tenha uma conta, clique na opção “Fazer Cadastro”)
    – Autorize o acesso aos dados
    – Se solicitado, insira o número do Título de Eleitor ou o número do recibo da declaração de Imposto de Renda dos últimos dois anos
    – Preencha o formulário com os dados solicitados
    – Preencha as declarações e conclua sua inscrição.

Por Silvia Faro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Somos a

Favo

A Favo é uma empresa latinoamericana fundada em outubro de 2019 por Alejandro Ponce, no Peru. Com dois meses de operação em Lima, desembarcamos no Brasil sob o comando de Marina Proença pra sonhar ainda mais alto: vamos revolucionar a forma com que as pessoas fazem compras de supermercado, gerando renda pras famílias. 

A gente trabalha com quem sonha em empreender e tá sem grana pra investir. Acreditamos no poder das relações e que tudo pode ser mais justo quando nos unimos para gerar renda, economia e conveniência.

São muitos os que contam com a gente todos os dias, comprando ou vendendo nossos produtos. Conectamos pessoas e oportunidades, levando benefícios para os nossos parceiros e clientes, facilitando a compra online e simplificando a ida ao supermercado.

Sonhamos juntos e estamos todos do mesmo lado: quem compra, quem vende e quem faz essa relação acontecer.