Tudo sobre empreendedorismo

Ter uma ideia, pesquisar sobre o assunto, buscar recursos para colocar em prática, fazer o primeiro investimento, ver o negócio crescendo e finalmente os lucros entrando: esses são os passos dados por alguém que escolhe ser um empreendedor.

Os empreendedores são pessoas que questionam a forma como as coisas são em busca de respostas que resolvam problemas e proporcionem evolução para o mundo. Nesse movimento, o empreendedorismo ajuda a identificar oportunidades e canaliza recursos para a criação de algo que vai gerar impacto positivo para a sociedade.

Começar um novo negócio, independente do tamanho, é uma forma de gerar empregos para a comunidade, renda para a economia local, além de inovar a partir de uma demanda existente. O crescimento pessoal de um empreendedor vai impactar todos que estiverem à sua volta, revolucionando suas vidas, o mercado e as futuras gerações.

A palavra “empreendedorismo” é recente no dicionário brasileiro, mas já é uma velha conhecida no trabalho de inúmeras pessoas ao longo dos anos, que apostaram em suas ideias para fazer a diferença.

Se você se identificou com esse termo e quer entender melhor como o empreendedorismo pode mudar vidas, confira mais detalhes neste post.

O que é empreendedorismo?

Empreendedorismo é a habilidade de identificar problemas e oportunidades, criando soluções e investindo recursos para gerar algo positivo para a sociedade. Para ser um verdadeiro empreendedor, é necessário sair da zona de conforto e colocar em ação novas ideias. Pessoas que conseguem transformar crises em oportunidades e mudam coisas que já existem, são bons exemplos de empreendedores. Para entender de onde veio a origem da palavra empreendedorismo e como se desenvolveu no Brasil, clique aqui.

Empreendedor e empresário: qual a diferença?

Apesar de serem palavras parecidas, empreendedor e empresário não significam a mesma coisa. Basicamente, ser empresário é uma profissão e ganha esse nome quem trabalha gerenciando bens e serviços e fazendo com que uma empresa tenha lucros. Já o termo empreendedor é uma características dada ao profissional que sabe identificar oportunidades, é proativo, criativo e consegue agregar valor à produtos e serviços. Ele é um articulador de negócios. Portanto, alguns empresários são empreendedores, mas nem todos os empreendedores têm a profissão de empresário.

E você? É empresário, empreendedor ou os dois? Clique para saber mais.

Qual o perfil de um empreendedor?

Muita gente que sonha em abrir o próprio negócio ou colocar uma ideia em prática e ganhar dinheiro com isso, acaba se perguntando, cedo ou tarde, se é apenas um empresário, que vai administrar negócios diversos, ou se é de fato um empreendedor.

O empreendedor precisa acreditar, antes de qualquer outra pessoa, que sua ideia vale a pena ser desenvolvida, combinando uma boa dose de otimismo com persistência, resiliência e autoconfiança. Além disso, é preciso coragem para assumir os riscos e ter desejo pelo protagonismo. Não dá pra empreender e ficar escondido do mundo.

Separamos algumas características e dicas para quem quer identificar um empreendedor ou então se tornar um profissional com este perfil.

Como começar seu negócio?

Antes de qualquer coisa, é preciso ter paixão pela sua ideia e projeto. A primeira dica importante e indispensável antes de começar um negócio é fazer uma pesquisa de mercado, se tornando um especialista no assunto. Com o cenário em mente, tenha um objetivo claro e crie metas a cada seis meses, para que você possa dar um passo de cada vez. A sua ideia precisa ter algo único para que realmente faça diferença e chame a atenção das pessoas. Tenha sempre como foco se tornar referência para o público que você deseja atingir. Esses alguns dos passos iniciais, mas outros processos precisam estar no seu planejamento. Descubra quais são eles e faça seu negócio dar certo.

Burocracias

De acordo com uma pesquisa realizada pela Endeavor, 76% dos brasileiros sonham em ser donos do próprio negócio, ficando atrás apenas da Turquia (82%). Mas, apesar da vontade, apenas 19% pretendem empreender nos próximos cinco anos.

Um dos desafios de empreender no Brasil são as altas taxas de impostos. Além da carga tributária, que é altíssima, o empreendedor enfrenta muita burocracia para deixar o seu negócio com tudo em dia. O Banco Central afirma que são necessárias 2.600 horas para pagar impostos no Brasil, a taxa mais alta do mundo. O IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário) explica que são mais de 11.500 normas tributárias por ano. Preparamos uma lista organizando o que um novo negócio precisa ter para entrar em campo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Somos a

Favo

A Favo é uma empresa latinoamericana fundada em outubro de 2019 por Alejandro Ponce, no Peru. Com dois meses de operação em Lima, desembarcamos no Brasil sob o comando de Marina Proença pra sonhar ainda mais alto: vamos revolucionar a forma com que as pessoas fazem compras de supermercado, gerando renda pras famílias. 

A gente trabalha com quem sonha em empreender e tá sem grana pra investir. Acreditamos no poder das relações e que tudo pode ser mais justo quando nos unimos para gerar renda, economia e conveniência.

São muitos os que contam com a gente todos os dias, comprando ou vendendo nossos produtos. Conectamos pessoas e oportunidades, levando benefícios para os nossos parceiros e clientes, facilitando a compra online e simplificando a ida ao supermercado.

Sonhamos juntos e estamos todos do mesmo lado: quem compra, quem vende e quem faz essa relação acontecer.